O Senac-DF participará da próxima edição do casamento comunitário promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS). A cerimônia será realizada neste domingo (28), às 17h, no Museu da República. Os 45 casais participantes terão à disposição serviços gratuitos nas áreas de beleza e costura oferecidos pelo Senac-DF. Para isso, a instituição mobilizou 25 profissionais entre instrutores e alunos dos cursos de Cabeleireiro, Maquiador e Costureiro para contribuir com a realização do sonho das noivas e noivos. O Senac-DF também levará a carreta-escola de Beleza para dar apoio aos atendimentos, que terão início às 9h e poderão ser feitos retoques até o início da cerimônia, às 17h.
A diretora regional do Senac, Karine Câmara, diz que estar em um evento como esse é importante para os profissionais e alunos da instituição que terão a oportunidade de participar de um dia único na vida dessas pessoas ajudando-as a realizarem um sonho por meio da maquiagem, penteados e ajustes nos vestidos e ternos. “O casamento é um dia único, muito emocionante. Para os alunos da instituição, que estarão presentes, será também um dia de aprendizado, na prática, principalmente em um momento de grande emoção e importância para a vida das pessoas que selarão a sua união”, afirma Karine.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, informa que o Casamento Comunitário é resultado de um trabalho coletivo do governo com voluntários. “Nesta edição, contamos com a solidariedade de mais de 30 empresas e instituições parcerias, que abraçaram este programa para realizar o sonho de casais hipossuficientes do DF, fornecendo cada detalhe da cerimônia: decoração, flores, cerimonial, vestidos, música e tudo o que é necessário. O Casamento Comunitário é a celebração da união e da garantia dos direitos civis da família como núcleo básico de acolhimento e convívio social”, diz Marcela.
Sobre o Casamento Comunitário
É um projeto que tem como objetivo a regularização do estado civil de casais, para fins de proteção da família e ampliação das garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. Os casais que participaram dessa edição do Casamento Comunitário foram selecionados via edital publicado no Diário Oficial do GDF e atenderam critérios socioeconômicos estabelecidos pela Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SUBDHIR) para celebrarem a união matrimonial. A cerimônia seguirá todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social.