Tecnologia em Marketing: o curso nota cinco da Faculdade Senac-DF possui currículo contemporâneo, de curta duração e em sintonia com às exigências do mercado - Senac DF Skip to content

Tecnologia em Marketing: o curso nota cinco da Faculdade Senac-DF possui currículo contemporâneo, de curta duração e em sintonia com às exigências do mercado

No final do mês de março, a Faculdade Senac-DF recebeu uma excelente notícia: mais um curso da instituição foi avaliado com nota cinco pelo Ministério da Educação (MEC), Tecnologia em Marketing. A graduação conta com 24 professores e mais de 80 alunos matriculados. Além do tempo de duração ser curto – dois anos – o que facilita para que o profissional ingresse no mercado de trabalho ou possa ter uma ascensão em sua vida profissional, o corpo docente é formado por profissionais da área que ensinam de forma prática o dia a dia da profissão. O professor Marcos Aurélio Duarte Fernandes é o coordenador do curso e falou sobre a metodologia abordada e a estrutura da faculdade, além das tendências do mercado. Leia:


A Faculdade Senac-DF obteve, em março, nota cinco do MEC. A que você atribui esse feito?

Profº Marcos Aurélio: Nota cinco é o sonho de todas as faculdades e lutamos muito para isso. São muitas as variáveis, mas pontos que contribuíram muito para isso foram a qualidade do corpo docente – todos os nosso professores estão no mercado e contribuem muito para a formação dos nossos alunos; as nossas disciplinas que possuem toda uma estrutura prática; e a satisfação dos alunos, que afirmaram aos avaliadores do MEC que amam a faculdade e o curso. Matriz curricular, atualizada, com as tendências do mercado, como o marketing digital, com redes sociais, marketing de conteúdo, e-commerce… Tudo isso foi levado em conta.


Qual o diferencial do curso de Marketing da Faculdade Senac-DF?
Profº Marcos Aurélio: O curso é de tecnólogo, então é mais curto, porém muito mais prático. Temos disciplinas como o laboratório de inovação, que une, em um trabalho, o conhecimento adquirido em todas as matérias abordadas no semestre. Os alunos fazem um diagnóstico de empresas de diversos ramos e sugerem soluções. Há uma troca entre faculdade e mercado, o que agrega muito à formação. Também temos uma estrutura excelente, com uma biblioteca muito amparada, com obras físicas e digitais, além dos 24 professores.

Quais são as tendências do mercado? O que as empresas esperam hoje do profissional de Marketing?
Profº Marcos Aurélio: Hoje o profissional de Marketing deve ir além do planejamento e entender muito de marketing digital. A parte de logística também é uma exigência, saber quais os canais certos para que o seu produto chegue até o cliente, além de saber precificar e incrementar o produto para aumentar o seu diferencial. Hoje, com a forte tendência do digital, os alunos podem trabalhar com aquilo que eles mais gostam, que são as redes sociais e a Internet. E as empresas buscam justamente profissionais voltados para as mídias digitais.


Como o curso de Marketing trabalha a parte digital com o aluno?
Profº Marcos Aurélio: São abordados conteúdos digitais desde lógica de programação, para que eles entendam como funciona a programação de sites e de e-commerce, passando por padrões da web, até plataformas de e-commerce, usabilidade, mídias sociais e marketing de conteúdo.


O mercado de Marketing em Brasília está aquecido?

Profº Marcos Aurélio: Sim, muito, tem muita vaga. As pequenas empresas, que antes não tinham condições de ter um profissional de marketing, estão começando a valorizar a profissão. Isso é um campo muito grande principalmente para estágios. A maioria dos alunos, se não está empregado, está estagiando. E grande parte dos estagiários são contratados. Há muitas empresas que vêm até a Faculdade Senac em busca de estagiários.


Como o curso de Marketing da Faculdade Senac se adapta para atender seus mantenedores, ou seja, empresários do comércio de bens, serviços e turismo?

Profº Marcos Aurélio: A gente tem dentro dos projetos o Laboratório de Varejo, onde são realizadas palestras com temas atuais, sobre o varejo. Hoje o digital é muito falado, mas é legal também falar do marketing de varejo, que está muito conectado com o que a nossa mantenedora exige, que é a Fecomércio-DF. O comerciante precisa do Marketing, ele está buscando se adequar às demandas do mercado, e tomar decisões para que ele, se for pequeno, não seja engolido pelas grandes empresas – trabalho que por sinal é muito bem-feito para Fecomércio-DF, que defende negócios de todos os tamanhos. A Fecomércio-DF tem um contato muito grande com os sindicatos e essas instituições pedem à faculdade profissionais da área. Isso é uma troca onde todos ganham.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pular para o conteúdo