Mercado de trabalho: Senac-DF e SEEDF lançam projeto de empregabilidade inclusiva – Senac DF Skip to content

Mercado de trabalho: Senac-DF e SEEDF lançam projeto de empregabilidade inclusiva

Na tarde desta terça-feira (19), a Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF, foi palco do lançamento do Programa Inclui Senac, um projeto de empregabilidade inclusiva e especial, uma iniciativa voltada para ampliar as oportunidades de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A proposta vai além da capacitação, pois os participantes iniciam a formação já contratados, com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido Freire, da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da SEEDF, Vera Lúcia Barros, do titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, além dos alunos e seus familiares.

O programa é fruto da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), a Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Universidade de Brasília (UnB), com apoio de empresas empregadoras.

Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, o Programa Inclui Senac é mais um passo na construção de um mercado de trabalho mais justo e acessível. “Nosso compromisso é apoiar os alunos em todas as fases de sua jornada, oferecendo formação de qualidade e as ferramentas necessárias para que eles se destaquem em suas carreiras”, explicou.

A primeira turma é composta por 13 participantes que terão aulas híbridas para o cargo de assistente administrativo, e já estão em processo admissional com carteira assinada em empresas como Hospital Daher, Comper, Fort Atacadista e Confederal.

O curso tem carga horária de 160 horas e duração aproximada de dois meses. Segundo os representantes do Senac e da SEEDF, há previsão de novas turmas ainda este ano, e a expectativa é de que seja uma ação de longo prazo.

Segundo a subsecretária da Subin, Vera Lúcia Barros, a iniciativa representa uma mudança de cultura. “Estamos num momento muito especial, no início de um processo extremamente importante de inclusão. A partir de agora, os nossos estudantes podem apresentar os seus talentos, as suas vocações. Estamos reafirmando um compromisso de garantir que cada pessoa com deficiência seja vista pelo que pode fazer, que seu valor seja medido pelo talento e dedicação, e não por preconceitos ou estereótipos“.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a relevância da união entre os diferentes agentes sociais para promover a inclusão no mercado de trabalho. “A educação se faz com parcerias. E quando se trata de um aluno com deficiência, é preciso sensibilizar as empresas para recebê-los. Não basta formar os estudantes, é preciso garantir oportunidades de emprego também.”

Confira as fotos do lançamento do Programa Inclui Senac.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Ir para o conteúdo