Representantes do Senac-DF realizam uma missão institucional na Argentina, desde o dia 19 de novembro, com o objetivo de promover um intercâmbio educacional e firmar acordos de cooperação. O grupo reúne conselheiros e técnicos. É liderado pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e pelo diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa.
A iniciativa tem como objetivo principal promover a troca de conhecimentos técnicos em gastronomia e hotelaria, proporcionando aos participantes um networking de alto nível, além de explorar as práticas educacionais do país vizinho.
No dia 20 de novembro, foi assinado um protocolo de intenções entre o Senac-DF e a Escuela de Arte Gastronómico (EAG), em Buenos Aires. O acordo visa fortalecer a cooperação para atividades de capacitação profissional entre as duas instituições. “O protocolo abre caminhos para intercâmbios de estudantes e docentes, além de fomentar iniciativas conjuntas no campo da formação gastronômica”, afirmou presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Durante a visita à EAG, os participantes da missão tiveram a oportunidade de assistir a uma aula-show e conhecer a metodologia educacional da Escuela, que tem a coordenação da chef Narda Comedor, reconhecida por seu enfoque inovador e prático.
Ainda no dia 20, a delegação também firmou uma parceria estratégica com representantes do governo da Província de Santa Fé, uma das regiões mais prósperas da Argentina. O foco da cooperação está na promoção do primeiro emprego e no fortalecimento do mercado de trabalho. Durante o encontro, os líderes trocaram experiências sobre estratégias empresariais que promovem a inserção de jovens e a qualificação profissional.
Segundo o diretor regional, Vitor Corrêa, a parceria com instituições argentinas amplia horizontes e gera oportunidades valiosas para estudantes, docentes e profissionais do setor de gastronomia e turismo. “A troca de experiências é essencial para fortalecer as práticas educacionais do Senac-DF.As metodologias e visões que estamos conhecendo aqui irão contribuir significativamente para os nossos programas, alinhando-os às melhores práticas internacionais”, explicou.
A missão técnica segue com uma programação que inclui visitas a escolas de gastronomia, a Fundación River e Instituto Universitário River Plate, além de centros de formação na capital argentina.