Nesta terça-feira (8), o Senac-DF, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), lançou o Programa Profissão Saúde. O objetivo é capacitar e qualificar profissionais da área de enfermagem, oferecendo cursos gratuitos e oportunidades para ingressar no mercado de trabalho.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, reforçou a importância do programa. “o Senac vai qualificar esses profissionais para que eles tenham condições de ingressar no mercado de trabalho”, disse.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, destacou que o programa é uma excelente chance para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do DF se atualizarem. “Estamos comprometidos em garantir um atendimento de qualidade, e isso começa com a formação”, afirmou. Ele ressaltou também a importância da capacitação, especialmente em um momento em que a saúde é uma prioridade para todos.
Para a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, a parceria entre a Sejus e o Senac-DF é fundamental para transformar a vida de pessoas que buscam uma nova chance no mercado. “Este projeto visa garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham a chance de aprimorar suas habilidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, ressaltou.
Além de aprimorar a formação técnica, a iniciativa do Senac-DF e da Sejus busca promover a inclusão social, oferecendo oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A deputada distrital Dayse Amarilio, uma das idealizadoras do projeto, também se pronunciou: “Estamos aqui para comemorar cada conquista, cada passo dado em direção a um futuro melhor.”
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 20 de outubro e podem ser feitas no site do Senac-DF. Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos para o curso de atualização e 21 anos para o curso de Procedimentos Básicos. Também é necessário apresentar o diploma ou certificado da área e estar registrado no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF).
Cursos
O curso é totalmente gratuito e tem duração de 18 meses, com um total de 600 vagas disponíveis. As inscrições priorizarão 50% dos candidatos pertencentes a grupos específicos, incluindo famílias em situação de pobreza, mulheres vítimas de violência doméstica, chefes de família, e pessoas com deficiência e LGBTQIA.
As aulas serão realizadas preferencialmente no Centro de Educação Profissional Antônio Matias – Saúde, localizado na 903 Sul, em Brasília. Os alunos também terão direito a seguro de vida durante a prática supervisionada hospitalar, e aqueles que concluírem o programa com sucesso receberão um certificado de conclusão, garantindo sua qualificação para o mercado.